Cinco matérias legislativas foram aprovadas durante a sessão ordinária realizada nessa segunda-feira, 27.
O Projeto de Lei nº 48 foi aprovado autorizando a abertura de Crédito Especial na Lei Orçamentária Anual de 2024 (Lei Municipal nº 4.210/2023), em favor das Secretarias da Educação e Agricultura, para adequar a classificação da despesa ao plano de contas do Tribunal de Contas do Estado (TCE/RS), para as despesas de contratação por tempo determinado, previstas na legislação.
Em seguida, foi aprovado o Projeto de Lei nº 49, que autoriza o Município de Carlos Barbosa a firmar Termo de Cooperação com o Instituto de Estudos de Protesto do Rio Grande do Sul, objetivando a remessa para protesto de Certidões da Dívida Ativa — CDAs.
Segundo justificativa, essa medida se torna indispensável visto que a celebração do Termo de Cooperação é requisito para novas execuções fiscais em face da Resolução CNJ 547. Em não ocorrendo a execução conforme deve ser, ocorrerá a prescrição da cobrança administrativa inexitosa. Além disso, o Termo também se faz necessário para atender aos processos já em execução fiscal que estão/serão suspensos.
O Projeto de Lei nº 50 foi aprovado por unanimidade autorizando o Município a firmar Termo de Cooperação com a Associação Dr. Bartholomeu Tacchini, objetivando viabilizar e apoiar o videomonitoramento dos acessos ao Hospital São Roque.
Dessa forma, o Hospital deve adquirir e instalar as câmeras, bem como, responsabilizar-se pela sua manutenção e o Município deve realizar a regulamentação, operação, captação, visualização e armazenamento das imagens captadas pelas câmeras de videomonitoramento.
A Moção nº 5, da Mesa Diretora, postula que seja concedida anistia à dívida que o Estado do Rio Grande do Sul possui com a União, durante o período de 36 meses a contar do reconhecimento da situação de calamidade pública, vivenciado pelo Estado em decorrência dos eventos climáticos extremos deste mês de maio.
Essa moção foi aprovada por unanimidade e será encaminhada a Presidência da República.
Já a Moção nº 6 , do vereador Denir Jandir Gedoz, que parabenizaria à Associação Bombeiros Voluntários de Carlos Barbosa, pela passagem dos seus 20 anos de existência, foi retirada por requerimento do proponente, por conter erro na sua redação e será apresentada novamente.
Por último, os vereadores aprovaram o Requerimento nº 5 autorizando a licença particular do vereador Felipe Xavier pelo período de 1º a 30 de junho.
Vereadores
propõem denominação do Parque da Estação
Através do Projeto de Lei nº 59, o vereador Felipe Xavier e Maximino Francisco Malabarba propõem a denominação do Parque da Estação como “Parque da Estação Ruy José Scomazzon”.
Dessa forma, os proponentes pretendem homenagear e reconhecer a significativa contribuição do Senhor Ruy José Scomazzon para a comunidade de Carlos Barbosa, não somente no cenário empresarial, mas também no desenvolvimento econômico e social da região.
O homenageado, que era técnico em contabilidade e cursou a Faculdade de Ciências Econômicas da PUC, destacou-se por sua atuação na empresa Tramontina, desde 1949, tendo demonstrado sua habilidade empreendedora e seu compromisso com o progresso da cidade. Sua dedicação e visão empresarial foram essenciais para o crescimento e consolidação da Tramontina como uma das principais indústrias da região, gerando empregos e impulsionando a economia local.
Considerado um verdadeiro líder e visionário, Ruy Scomazzon também foi reconhecido por seu envolvimento em iniciativas comunitárias.
Para os proponentes, ao nomear esse espaço que promove o lazer, a cultura e a integração social, reconhecendo os feitos notáveis desse ilustre cidadão, “estaremos eternizando sua memória e inspirando as futuras gerações ao empreendedorismo, ao compromisso comunitário e à excelência em todas as suas atividades.”
Esse projeto permanece sob análise dos edis até que se entenda por sua apreciação.
Uso da tribuna
O vereador Maximino Malabarba comentou situação das estradas no interior e reforçou sua indicação que solicita manutenção e reparos em estrada na localidade do Paraguaçu.
Agradece a todos que se empenharam na abertura de estradas, Poder Público e voluntários.
Falou sobre a necessidade de centralizar as informações e solicitações dos munícipes, em momentos de crise para que haja maior organização e agilidade na resolução de problemas.
Ressaltou o projeto de lei que nomeia o Parque da Estação como “Parque da Estação Ruy José Scomazzon”.
O vereador Denir Gedoz
falou sobre a importância do voluntariado e das entidades que atuam
fortemente neste momento crítico no estado.
Comentou a eleição de Clovis Tramontina na diretoria da Federação das Indústrias do Rio Grande do Sul (Fiergs) e explanou sobre a importância das empresas na recuperação do Estado.
Explanou acerca do trabalho realizado pelos Bombeiros Voluntários há 20 anos no Município. Afirmou que Moção de Louvor será proposta para homenagear a entidade, pedindo a aprovação pelos colegas.
A
vereadora Regiane Cavalli Casagrande explanou acerca do voluntariado,
dizendo que através da ajuda, seja na limpeza ou na reconstrução,
se devolve as pessoas esperança e consolo. Falou
sobre a realidade de alguns municípios do Vale do Taquari, que
visitou para trabalhos voluntários.
Mencionou a necessidade de ter uma Defesa Civil organizada, com planejamento e treinamento junto com entidades da sociedade civil, para que o auxílio seja mais rápido e efetivo em momentos como os vivenciados no último mês.
Ressaltou a Moção da Mesa Diretora que pede a anistia da dívida do Estado com a União em 36 parcelas (três anos).
O vereador Felipe Xavier tratou sobre a situação de alguns pontos e estradas no Forromeco e no Paraguaçu, solicitando a intervenção da Prefeitura para reestabelecer a circulação de pessoas e veículos nesses locais.
Citou o Plano Municipal de Saneamento Básico realizado em 2020, que previa situações de deslizamento de terras, possuindo metas a seres alcançadas, que não foram cumpridas.
Mencionou a necessidade de aplicar um Plano de Ação para situação como as enfrentadas no início do mês, assim todos saberiam o que fazer.
Por fim, comentou a inauguração do novo diretório do PDT no município.
O vereador Adair Zilio explanou acerca da reconstrução da ponte de São Rafael e de estrada nas proximidades.
Argumentou porque sempre foi contra o aumento dos vencimentos dos vereadores.
Falou sobre o investimento no transporte universitário e o atendimento no Centro de Saúde, que não fica aberto 24 horas, pois não é viável em função da pouca demanda.
A vereadora Lucilene Marchi falou sobre a necessidade de reestabelecer o transporte de ônibus de linha para esses locais. Sugeriu a expansão do transporte coletivo para atender algumas comunidades do interior.
Mencionou sua indicação ao Executivo que solicitava a nomeação de mais uma nutricionista para atuar na Secretária da Educação, comentando que uma profissional foi contratada de forma temporária, porém esse contrato não será renovado e não haverá a nomeação de nova servidora.
Pediu a priorização de obras necessárias para reconstrução das estradas e pontes e para a resolução de problema em pontos alagados do Município.
Assista ao vídeo da sessão aqui.
Texto e foto: Denise Zwirtes/Assessora Legislativa.