Sessão Ordinária no dia 2 de Setembro de 2024
Vereadores se reuniram no Plenário Evaldo Loose para aprovar pedido de informações
PUBLICADO EM 03/09/2024 - 11:35

Na sessão ordinária realizada nessa segunda-feira, 2, os vereadores aprovaram um pedido de informações.


Através do Pedido de Informação nº 27, aprovado por unanimidade, a Mesa Diretora questiona se foi ou está sendo realizado estudo técnico de análise dos locais de riscos de deslizamentos no município. Caso já tenha sido realizado, solicita cópia do estudo e pergunta qual foi a empresa contratada e como será a comunicação à comunidade local sobre os resultados.


Segundo os proponentes, há rumores de que um estudo técnico de análise dos locais de riscos de deslizamento teria sido realizado e finalizado, mas sem que tenha sido efetuada a comunicação aos moradores e proprietários destes locais.


Uso da tribuna


A vereadora Regiane Cavalli Casagrande falou sobre a Semana Nacional da Pessoa com Deficiência, que ocorreu de 21 a 28 de agosto, dizendo que poucas ações foram realizadas, apenas pela APAE. Comentou que o Município não aderiu ao Plano Nacional da Pessoa com Deficiência intitulado “Viver sem Limites”, que disponibiliza uma linha de crédito de acessibilidade, para financiamento de equipamentos com juros baixos.

Ressaltou sua indicação de projeto de lei 16/2021 realizada em conjunto com a vereadora Lucilene, que sugeria instituir a Política, o Conselho e o Fundo Municipal para

Apoio e Integração das pessoas com deficiências, sendo que apenas o Conselho foi criado em 2022.

Também comentou a dificuldade em saber o número atualizado de pessoas com deficiência na cidade.

Defendeu que os planos de governo dos candidatos a Prefeito devem incluir mais ações que promovam a cidadania e a garantia dos direitos das pessoas com deficiência no município.

Mencionou algumas reclamações dos munícipes: a água da chuva passou a entrar em residência localizada na esquina das ruas João Pessoa e Rio Branco, após a realização de obra na calçada e na rua Pedro Guerra há muito pó de brita, o que causa muita poeira.

Relatou o envio de recurso do Governo Estadual para a Escola Carlos Barbosa, comentando que esteve em agosto com outros vereadores na Secretaria Estadual de Educação pedindo recursos para realização de obra nessa instituição de ensino.


O vereador Maximino Malabarba agradeceu a realização de pintura de faixas de segurança e a instalação de guard rail na Ciclovia.

Comentou que os moradores estão questionando quando ocorrerá a abertura da Estrada Santa Luiza, em trecho onde houve um desmoronamento, para que o ônibus escolar possa transitar.

Pediu a instalação de placa caída nas proximidades da empresa de reciclagem na Estrada Santa Luiza.

Também falou sobre os fios de telefonia e internet caídos e sem uso que prejudicam a rede elétrica.

Comentou que duas ruas sem saída do bairro aurora devem ter um trecho asfaltado facilitando o retorno dos veículos.


O vereador Felipe Xavier falou sobre a Estrada Santa Luzia que ainda não teve manutenção após as chuvas de maio.

Falou sobre o fim do atendimento 24 horas no Centro de Saúde, dizendo que ainda hoje comentam que é necessário passar antes no posto para ser encaminhando para o hospital, o que não poderia ser feito, pois a saúde é um direito de todo o cidadão brasileiro.

Mencionou os motivos para ser contrário ao Projeto de Lei nº 99, que autoriza todos os servidores públicos a dirigir os automóveis da Prefeitura.

Criticou uma ação da campanha do atual prefeito, candidato a reeleição, que desrespeitou a lei de trânsito, ao incentivar o estacionamento de veículos em local proibido.


O vereador Adair Zilio falou sobre a alteração do horário de atendimento da agência dos Correios de Carlos Barbosa, que não atende mais ao meio dia, impossibilitando o acesso a muitos cidadãos que não podem ir em outro momento do dia por conta de trabalho ou estudo.

Falou das obras e serviços de manutenção da RSC-453, na Rota do Sol.


Acesse a pauta da sessão:

https://cmcarlosbarbosa.cittatec.com.br/portal-legislativo/sessoes/plenarias/detalhe/13053


Assista ao vídeo da sessão na íntegra:

https://www.youtube.com/@camaradecarlosbarbosa