O Legislativo realizou a entrega do Título de Cidadão Barbosense a Ari Otávio Battisti na noite dessa quinta-feira, 6, no Plenário Evaldo Loose.
Essa homenagem foi proposta pelo vereador Valmor da Rocha através do Projeto de Decreto Legislativo nº 4, que foi aprovado por unanimidade na sessão ordinária do dia 4 de dezembro de 2023.
Ari
Otávio Battisti é natural de Lajeado e mudou-se para Carlos Barbosa em 1972, em busca melhores oportunidades de trabalho. No município, atuou inicialmente como metalúrgico na Tramontina e depois como servidor público municipal. E, ao aposentar-se do serviço público, passou a lecionar no Colégio Santa Rosa as disciplinas de Economia, Estatística e Técnicas Comerciais.
Ativo na sociedade e, por entender que poderia contribuir de forma mais efetiva, concorreu pela primeira vez ao cargo de vereador, tendo se elegido para a Legislatura de 1989 a 1992. Tendo assumido o cargo de Presidente da Câmara em 1990.
Battisti se reelegeu vereador em outras duas Legislaturas, de 1993 a 1996 e de 2013 a 2016. Também atuou na área do esporte, como atleta e como Presidente do Esporte Clube União e da Liga Carlos Barbosa de Futebol.
Durante a sessão, o vereador Valmor da Rocha se manifestou como proponente e também como representante do PP. Ao falar do homenageado, afirmou que “quem semeia o bem, só pode colher o bem”. Destacou a atuação de Ari como professor e mencionou que ele também foi tesoureiro da Felatte, que originou o Festiqueijo. Por fim, ressaltou que a homenagem é muito merecida.
O vereador Denir Gedoz falou em nome do MDB e contou que Battisti foi seu professor e colega na Câmara de Vereadores. Mencionou que Battisti foi um professor muito respeitado, destacando também sua atuação como vereador. Afirmou que Ari deve ter o sentimento de dever cumprido ao receber essa homenagem.
Em seguida, o vereador Enio Grolli falou como representante do PDT, ressaltando que Battisti como servidor público sempre agiu com zelo e responsabilidade e como vereador agiu com dedicação e com cuidado para com a causa pública, foi questionador e grande estudioso de todos os temas sob discussão no Legislativo.
Para Grolli, Ari sempre tinha sido barbosense, tão grande foi sua dedicação para com Carlos Barbosa, ao longo de sua trajetória.
Após, a vice-Prefeita Beatriz Martin Bianco descreveu a trajetória de Battisti, afirmando que ele contribuiu para o progresso de Carlos Barbosa como vereador, tendo sido um exímio e dedicado professor.
Disse que quando Ari chegou, Carlos Barbosa era um município muito jovem, com apenas 13 anos de emancipação política, tendo portanto, acompanhado seu desenvolvimento há 52 anos. “Ao fixar residência aqui, você demonstrou para o que veio e o quão cidadão barbosense é”, afirmou.
O homenageado demonstrou sua gratidão pelo recebimento desse Título, “A homenagem que recebo neste momento, faz com que eu me sinta acolhido como membro, em definitivo, desta comunidade, e é com profundo sentimento de gratidão que digo que Carlos Barbosa terá lugar para sempre no meu coração, como o lar que eu escolhi, jamais saindo do meu pensamento.”, ressaltou.
Battisti afirmou que chegou a Calos Barbosa “em busca de um crescimento pessoal, mas também ciente da necessidade de contribuir para o crescimento coletivo”.
Por fim, falou de sua trajetória, nestes 52 anos em que reside no município, agradeceu aos familiares, amigos e empresas em que atuou, pelo suporte, respeito e compreensão. Aos cabos eleitorais e eleitores agradeceu pela confiança.
A Presidente do Legislativo, Regiane Cavalli Casagrande destacou que o objetivo dessa homenagem é “expressar sua admiração, respeito pelo trabalho e dedicação, por contribuir de forma significativa para o desenvolvimento e o progresso da comunidade”. Disse ainda que Ari pode ser descrito como um homem de força, coragem, fé e determinação.
Assista aqui a Sessão na íntegra:
https://www.facebook.com/camara.carlosbarbosa/videos/463086622812313
Texto
e fotos: Denise Zwirtes/Assessora Legislativa.