Sessão Ordinária do dia 30 de Setembro de 2024
Quatro indicações foram protocoladas pelos vereadores
PUBLICADO EM 03/10/2024 - 09:53

Na sessão ordinária realizada na noite dessa segunda-feira, 30, os vereadores barbosenses apresentaram quatro indicações.


As indicações foram encaminhadas para a análise do Poder Executivo. Além disso, durante a sessão, o espaço da tribuna foi utilizado por diversos vereadores:


A vereadora Ariane Baldasso ressaltou alguns tópicos sobre as eleições municipais, dizendo que elas definem o rumo do município, sendo importante cada cidadão fazer a sua escolha com consciência.


O vereador Maximino Malabarba mencionou que foi feito um bom trabalho no patrolamento na rua Catarina Mantovani. Falou que faltou muita responsabilidade na obra realizada na rua José Otão, no bairro Triângulo, onde os paralelepípedos tirados foram deixados na rua. Também comentou a situação da rua Bento Gonçalves.


O vereador Luciano Baroni falou sobre a obra da rua José Otão, falando que a tubulação estourou há alguns meses, mas não foi finalizada.

Relatou que há diversos bairros com placas quebradas, problemas nas calçadas e ruas emendadas e defeituosas.

Mencionou que os parquinhos dos bairros Fátima e Dei Fiori estão com grandes problemas e pouca manutenção.

Explicou porque votou a favor de tirar a contrapartida dos estudantes, e diz que sempre existiu contrapartida em função da Lei de Parcerias, o que foi alterado é a forma de pagamento.


A vereadora Regiane Casagrande explanou sobre os princípios que regem a administração pública e que são estabelecidos pela Constituição Federal Brasileira, ressaltando a importância do princípio da eficiência, para que todo o agente público realize suas atribuições com rendimento, agilidade e perfeição. Dessa forma, afirmou que o Poder Legislativo tem sido célere na apreciação dos projetos de lei encaminhados pelo Executivo, respeitando os prazos da Lei Orgânica e do Regimento Interno.

Parabenizou a Orquestra Municipal de Carlos Barbosa pelo concerto realizado em homenagem ao Município no dia 25 de setembro, que contou com a participação da Orquestra Municipal de São Vendelino. Relatou as dificuldades da Orquestra no transporte de seus equipamentos, principalmente nos dias de chuva.


O vereador Valmor da Rocha expressou que os candidatos a serem eleitos, sejam vereadores de Carlos Barbosa, e não de partido político.

Falou do parquinho do bairro Dei Fiori, que vai ter um cercamento para a segurança das crianças. Mencionou a situação da rua Bento Gonçalves, criticando o Poder Executivo pela falta de ação.


O vereador Cleber Cohsul falou que as empresas terceirizadas, que estão realizado obras nos calçamentos, como a Rua José Otão. Mas que vai voltar a ser feita.

Mencionou que começou o desmanche do auditório do posto de saúde, onde serão instalados novas salas para o CEMAPS.

Mencionou o começo da reforma da EMEI Aurora, com banheiros com acessibilidade e reformas gerais. Falou que saiu a licitação da reforma da EMEI Gotinhas de Amor, do bairro Fátima.

Acrescentou que estão em licitação o asfaltamento do trecho final da rua Cristovão Colombo, das ruas Vicente Dal Bó e Andréa Pontin, mais conhecida como Beco do Baseggio. Adicionou que em outubro será construída a galeria de esgoto do bairro Aparecida.

Falou dos estudos geológicos para o projeto de asfaltamento no interior, como nas comunidades de Santa Luiza, Arcoverde e Forromeco.


O vereador Felipe Xavier explanou sobre o trabalho do vereador. Falou do pedágio entre São Vendelino e São Sebastião do Caí, e ressaltou a importância dos vereadores e prefeitos não aceitarem a colocação de pedágios entre os municípios da Serra Gaúcha.

Defendeu que tem como oferecer transporte universitário 100% gratuito. E explanou sobre o superávit do Município.


O vereador Adair Zilio falou das opiniões divergentes presentes no Legislativo Municipal, que impactam administração.

Falou das obras do posto de saúde.

Defendeu a excelência do Governo Municipal, que olha para todas as pessoas da mesma forma e que zerou os empréstimos. Afirmou que em outros governos, muitas comunidades ficaram desassistidas.


Acesse a pauta da sessão

https://cmcarlosbarbosa.cittatec.com.br/portal-legislativo/sessoes/plenarias/detalhe/13112


Assista ao vídeo da sessão:

https://www.youtube.com/watch?v=S___-VI3OlM&t=6s


Texto e foto: Denise Zwirtes/Assessora Legislativa.